Intersetorialidade, por Regina Zanke

Publicado: 13/03/2011 em Sem categoria
Tags:

A intersetorialidade é grande ferramenta dos municípios no sentido de potencializar os serviços/programas oferecidos, seja quantitativa ou qualitativamente. Trata-se de estratégia para maximização dos recursos, insumos, mao de obra, inclusive, ou especialmente no que tange à questão orçamentária, ao compartilhamento de informações, ou seja, a parceria é sempre bem vinda.

São esforços potencializados pelas parcerias que propiciam maior gama de serviços prestados, mais qualidade e agilidade no atendimento das necessidades dos cidadãos, ou seja, proporciona a complementariedade das ações, programas e projetos desenvolvidos pelo poder público.
Só é possível transformar a vida dos cidadãos, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade econômico-social quando se tem a ação efetiva dos diversos atores municipais, haja vista que não existe funcionamento adequado dos serviços/programas sem que haja diálogo e ação integrada.
Na questão do mercado de trabalho, uma das grandes dificuldades das empresas é encontrar mão de obra qualificada para preencher seus postos. Por outro lado, existem milhares de pessoas sem emprego em razão da baixa escolaridade e falta de qualificação.
Os municípios que possuem população acima de 300 mil habitantes tem a possibilidade de municipalizar o Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da constituição de Centros Públicos de Emprego, importante ferramenta que atua como política pública que possibilita o acesso ao emprego, por meio de intermediação de mão de obra, qualificação social e profissional, entre outras possibilidades.
O Governo do Presidente Lula em 2003, criou em âmbito nacional a SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária cuja finalidade é promover o fortalecimento e divulgação de políticas públicas integradas visando à geração de trabalho e renda, inclusão social e respeito ao meio ambiente.

A Economia Solidária tem se mostrado uma das grandes saídas para a inserção da população mais vulnerável no mercado de trabalho, ou seja, combate à exclusão social e redução das desigualdades.

Mas o que é Economia Solidária?
Compreende um conjunto de atividades de produção de bens e serviços, distribuição, consumo, crédito, cujo objetivo é a geração de trabalho e renda, com base no trabalho coletivo, na cooperação, na autogestão, nas mais diversas formas de compartilhamento, com vistas à inclusão e ao benefício social, considerando a preservação do meio ambiente.
São práticas econômicas e sociais organizadas sob forma de autogestão, como: cooperativas, cooperativas sociais (pessoas com deficiência), associações, empresas falidas recuperadas pelos trabalhadores organizados em autogestão, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
A prioridade é privilegiar o desenvolvimento sustentável, a promoção humana, a justiça social, a igualdade de gênero, raça, etnia, a democratização do acesso ao conhecimento  à informação.

Só é possível construir a cidade/estado/país desejados por meio de políticas que tenham como objetivo ações e programas que enxerguem os cidadãos de maneira integral, ou seja, que existem necessidades multisetoriais. O indivíduo que é atendido pela Assistência Social pode também necessitar de atendimento na Saúde, Educação, Habitação etc., razão pela qual a integralidade/integração das ações é tão importante para um governo atuante e eficiente.

Na questão da territorialidade, é possível implantar projetos e desenvolver ações que visem o desenvolvimento econômico local por meio da qualificação e capacitação dos empreendedores já existentes, incentivo à formalização/legalização dos empreendimentos, apoio a constituição de novos empreendendimentos individuais, coletivos e autogestionários tendo em vista a questão ambiental, a inclusão social e a melhora na qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham naquela região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s