Mestrado em Mudança Social

Publicado: 08/01/2011 em Sem categoria
Tags:

EDITAL Nº 109/2010

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSANTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Abertura de inscrições para ingresso, no primeiro semestre de 2011, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP), nível mestrado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

1. Inscrições

1.1 Período. As inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, para o primeiro semestre de 2011, estarão abertas de 06 de dezembro de 2010 a 26 de janeiro de 2011, das 9h às 11h e das 14h às 16h . Os originais das cópias das documentações pedidas neste edital deverão ser apresentados no ato da inscrição.
1.2 Local. Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP. Serão aceitas as inscrições recebidas na Secretaria de Pós-Graduação (no período indicado no item 1.1), devidamente acompanhadas de todos os documentos necessários e nas modalidades previstas na sequência.
1.3 Inscrições por procuração. Candidatos/as impossibilitados/as de efetuar a inscrição pessoalmente poderão constituir um/a representante, bastando, para tanto, emitir autorização por escrito e assinada (não necessita ser lavrada em cartório nem ter firma reconhecida). A inscrição via procurador/a necessitará a cópia da documentação autenticada, não havendo necessidade de apresentação do original
1.4 Inscrições pelo correio. Os/as candidatos/as poderão encaminhar suas inscrições pelo correio. A ficha de inscrição poderá ser impressa a partir do modelo disponível na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (http://www.each.usp.br/promuspp).
A documentação autenticada para inscrição deverá ser encaminhada à:
Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP), Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP, CEP 03828-000. No envelope, além do endereçamento, deverá constar a informação: “Inscrição no Processo Seletivo 2011. Mestrado em Mudança Social e Participação Política.”
A inscrição enviada por correspondência deverá ser postada até o último dia de inscrição, com aviso de recebimento. Serão desconsideradas as inscrições recebidas depois do quinto dia útil do término do prazo de inscrições estipulado no item 1.1. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por problemas de envio postal que forcem a entrega em atraso do material da inscrição.
1.5 Documentos necessários.
a) Ficha de inscrição (devidamente preenchida e assinada) disponível na página do Programa
(http://www.each.usp.br/promuspp);
b) Histórico Escolar do Curso Superior;
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior
d) Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
e) Cédula de Identidade: RG, ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) CIC/CPF;
g) Prova de quitação com o serviço militar;
h) Título de eleitor;
i) 2 (duas) Foto 3×4 recente;
j) 3 (três) Cópias impressas do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br);
k) Comprovante de proficiência em Língua Portuguesa, apenas nos casos em que esta não for a língua materna do candidato.
l) Comprovante de proficiência em Língua Estrangeira, como previsto no Regulamento do Programa disponível em http://www.each.usp.br/promuspp Esse comprovante deve ser apresentado apenas por aqueles/as candidatos/as que já possuam proficiência em língua estrangeira aceita nas normas do ProMuSPP e, portanto, possam ser dispensados do exame oferecido na seleção.
m) 3 (três) cópias de Projeto de Pesquisa (com no mínimo 10 e no máximo 15 páginas dispostas na estrutura do modelo FAPESP)
n) Carta explicitando os motivos pelos quais elegeu este programa, indicando dois/duas possíveis orientadores/as de seu projeto de pesquisa caso seja selecionado/a no processo. A lista dos orientadores/as consta na página do ProMuSPP e ao final deste edital.

Observações:
Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta e nem substituições e/ou inclusões de documentação após a efetivação da inscrição. Documentação em cópia simples só será aceita mediante apresentação do original, caso contrário, deverá ser sempre cópia autenticada.
Deve-se enviar uma cópia eletrônica do Currículo Lattes e do projeto de pesquisa para o correio eletrônico promuspp@usp.br contendo o o título: Seleção ProMuSPP 2011.
Processo Seletivo

2.1 O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação
Política será feito em duas fases.
2.1.1 A primeira fase conterá:
A. Avaliação do Projeto de Pesquisa. A nota mínima para aprovação é sete (7,0).
B. Prova Temática com análise teórico-crítica sobre conteúdo pertinente ao campo de estudos de Mudança Social e Participação Política, com duração de quatro horas. Não se permite quaisquer formas de consulta durante a prova. A nota mínima é sete (7,0). Não será ofertada bibliografia. Os critérios de avaliação serão: pertinência à questão proposta; articulação entre autores e conceitos; clareza nas idéias e estruturação da argumentação; correção da língua portuguesa. A prova será corrigida, sem identificação do candidato, por dois/duas professores/as membros da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP ProMuSPP) que atribuirão notas entre 0 (zero) a 10 (dez). Da média simples dessas duas notas, obter-se-á a nota da prova do candidato. Não será admitido ingresso de candidatos/as no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
C. Análise do Currículo Lattes, sendo os ítens avaliados os seguintes:
a) Produção bibliográfica: Artigo em revista indexada minimamente como B1 (0,5 ponto); Trabalho completo em Anais ou correlatos de nível nacional (0,3); Resumo em em Anais ou correlatos de
nível nacional (0,3), Livro publicado (0,5) Cápitulo de livro (0,3).
b) Pesquisa: Iniciação Científica (1,0)
c) Emprego formal ou estágio voluntário em fundações de caráter social, organizações da sociedade civil, movimentos sociais ou órgãos públicos relacionados com a temática da mudança social e da participação política (0,3 pontos por ano)
A soma dessa pontuação poderá proporcionar um limite máximo de 1,0 (um) ponto a ser acrescentado à média.
D. Prova eliminatória de Proficiência em língua inglesa, francesa ou espanhola. No momento da inscrição o/a candidato/a deverá escolher uma das três línguas. A prova terá duas horas de duração e os candidatos poderão utilizar o dicionário da língua: inglês-inglês, francês-francês e espanhol-espanhol (a USP não fornecerá o dicionário). A nota mínima é sete (7,0). Não será admitido ingresso de candidatos/as no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
Da segunda fase participarão apenas os/as candidatos/as habilitados/as na primeira fase com média igual ou superior a sete (7,0), sendo que candidatos/as que não atinjam nota sete (7,0) na prova de proficiência de língua estrangeira, mesmo que na média geral alcancem essa nota, estarão automaticamente desclassificados.
2.1.2 A segunda fase conterá:
Prova Oral de Arguição com base no currículo lattes, projeto de pesquisa e prova escrita (realizada na primeira fase). São critérios desse exame: avaliação do Currículo Lattes; pertinência do projeto de pesquisa a uma das linhas de pesquisa; relevância e consistência teórica do projeto de pesquisa; adequação ao tempo máximo de realização do curso; disponibilidade de tempo do candidato para as atividades exigidas.
Ao final do processo seletivo será divulgada uma lista classificatória dos candidatos aprovados, considerando o desempenho médio em cada fase e em seguida o desempenho geral.
A média final resulta da média aritimética das notas do exame de proficiência, da prova temática e do projeto de pesquisa, sendo que nenhuma destas notas pode ser inferior a 7,0. A essa média poder-se-a acrescer até 1 ponto resultante da análise do Currículum Lattes.
Observações:
Os/as candidatos/as não poderão fazer uso de equipamentos eletrônicos (computadores,telefones celulares etc). O uso de um computador ou outros materiais poderá ser admitido segundo a legislação que regula o acesso de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida a concursos públicos. Os/as candidatos/as portadores/as de deficiência que necessitarem de prova especial e/ou o examinando que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no formulário de solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários. A solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e de razoabilidade. Os/as candidatos/as deverão apresentar na inscrição o laudo médico (original ou cópia autenticada).
A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá apresentar no ato da inscrição cópia da certidão de nascimento da criança e levar um/a acompanhante nos dias de realização do exame, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança.
2.2. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Os/as candidatos/as estrangeiros/as, oriundos de países que não sejam de Língua Portuguesa, devem também apresentar o “Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros CELPE-Bras” do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A nota mínima requerida na prova de proficiência em português é 7,0 (sete).
2.3.Certificado de Proficiência em uma das Línguas em exame. Os/as candidatos/as que pretendam dispensa da prova de proficiência de Língua Estrangeira devem apresentar, no ato da inscrição, o certificado de uma das seguintes línguas: Espanhol, Francês e Inglês.
Os exames reconhecidos para língua inglesa e suas respectivas validades e pontuações são:
a) TEAP (Test of English for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima: sete.
b) WAP (Writing for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima: cinco.
c) IELTS: (International English Language Testing System) obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima cinco.
d) CAMBRIDGE FCE ou CAMBRIDGE CAE: obtido nos últimos cinco anos. Near fail.
e) TOEFL: Teste of English as Foreign Language – obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima de duzentos e treze pontos para o Computer-Based- Test – CBT ou quinhentos e cinquenta pontos para o Paper-based-Test.
f) MICHIGAN: obtido nos últimos cinco anos.
Os exames reconhecidos para língua Espanhola e suas respectivas validades e pontuações são:
DELE – Nível Intermediário (Diploma de Español como Lengua Extranjera), pontuação mínima: aprovado (Instituto Cervantes)
Os exames reconhecidos para língua Francesa e suas respectivas validades e pontuações são:
a) DELF B2 (Diplôme d’Études en Langue Française – Nível B2), pontuação mínima: aprovado (Aliança Francesa);
b) Exame de proficiência em francês, pontuação mínima: 70 pontos (Aliança Francesa);

3 Provas

3.1 Data das provas. A prova de proficiência de língua estrangeira será realizada dia 03 de fevereiro de 2011 das 9h às 11h.
A Prova temática será realizada dia 04 de fevereiro de 2011 das 9h às 13h.
No dia 11 de fevereiro será divulgada a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo e as respectivas datas de prova oral de arguição.
No dia 21 de fevereiro será divulgada a lista dos aprovados e a matricula deverá ser efetuada entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2011.
3.2 Local das provas. As provas serão realizadas nas dependências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, situada à Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP, CEP 03828-000. A sala será informada na página do Programa (http://www.each.usp.br/promuspp).

4 Disponibilidade de Vagas. O programa oferece até 40 vagas de mestrado em 2011. Serão admitidos os 40 primeiros colocados no processo classificatório final que atinjam nota mínima maior ou igual a 7,0 (sete). Não haverá segunda chamada. Não há a obrigatoriedade se se preencher a totalidade das vagas previstas neste edital.

5 Validade do Resultado da Seleção. O resultado da seleção será válido até o fim do prazo de matrícula definido no item 6.2 deste edital.

6 Matrícula

6.1 Condições da matrícula. Para a efetivação da matrícula o candidato deverá ser aprovado no processo seletivo e apresentar a documentação exigida no prazo definido no item 6.2.
6.2 Matrícula dos aprovados. A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, curso de Mestrado, deverá ser realizada no prazo de 22 a 25 de fevereiro de 2011, das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00, na Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. A matrícula somente será efetivada se a documentação exigida estiver completa.
6.3 Documentação exigida. Diploma ou certificado de conclusão de graduação, com a data da colação de grau; formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado; e, no caso de candidato/a estrangeiro/a, comprovante de visto temporário ou permanente que o autorize a estudar no Brasil.

7 Informações Complementares

7.1 Seleção dos ingressantes no Programa. O processo de aplicação e correção das provas, avaliação dos/as candidatos/as e a divulgação dos resultados são de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP ProMuSPP). Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, vista ou revisão de provas. A inscrição no processo seletivo implica na aceitação das normas e instruções para o Processo de Seleção contidas neste edital e nos comunicados emitidos ou que vierem a ser tornados públicos. A homologação dos resultados da seleção caberá à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP ProMuSPP), que também é a comissão de seleção, com base na avaliação de mérito realizada pela mesma. A lista dos/as aprovados/as será divulgada em fevereiro 21 de fevereiro de 2011, em ordem alfabética, sem a divulgação dos conceitos dos candidatos, na página do ProMuSPP na internet (www.each.usp.br/promuspp).
7.2 O ingresso na pós-graduação não implica compromisso de concessão de bolsa de estudo.
7.3 Candidatos/as concluindo graduação. Os/as candidatos/as que estiverem em fase de conclusão do curso de Graduação poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão até a data fixada para a matrícula.
7.4 Documentação dos/as candidatos/as não aprovados/as. A documentação apresentada pelos/as candidatos/as não aprovados/as poderá ser retirada na Secretaria de Pós-Graduação até 30 dias após a seleção. Após este período, a documentação será destruída.
7.5 Linhas de Pesquisa e Orientadores/as credenciados/as. O Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política está organizado em duas Linhas de Pesquisa, subdivididas em grupos de Pesquisa, sendo seus/suas professores/as os/as orientadores/as credenciados/as no presente programa. Os/as candidatos/as aprovados/as serão vinculados/as a um orientador/a, a uma linha e a um grupo, segundo deliberação da CCP do ProMuSPP. Linhas, grupos e orientadores/as constam no quadro abaixo.
LINHA DE PESQUISA: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
GRUPO DE PESQUISA 1
A) Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios
A.1) Docentes: Hervé Théry, Neli Aparecida de Melo Théry e Sidnei Raimundo
B) Memória, Patrimônio Cultural e Natual e Desenvolvimento Local
B.1) Docentes: Andre aCavicchioli, Silvia Helena Zanirato
C) Políticas Públicas e Gestão Participativa
C.1) Docentes: Ana Paula Fracalanza, Úrsula Dias Peres
D) Memória Coletiva, Participação e Dinâmicas Comunitárias
D.1) Docentes: André Viude, Soraia Ansara
LINHA DE PESQUISA: AÇÕES COLETIVAS, MOVIMENTOS E MUDANÇAS SOCIAIS
GRUPO DE PESQUISA 2
A) Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo
A.1) Docentes:Alessandro Soares da Silva, Marco Antonio B. de Almeida, Salvador A.M. Sandoval
B) Movimentos Sociais: Sustentabilidade e Dimensão Socioambiental
B.1) Docentes: Bernardo Mançano Fernandes, Marcos Bernardino de Carvalho
C) Mudanças Socioespaciais
C.1) Docentes: Diamantino Alves C. Pereira, Gerardo Kuntschik
D) Saúde Coletiva, Gênero e Mudança Social
D.1) Docentes: Aurea Maria Zölner Ianni, Elisabete Franco Cruz
E) Educação, Sociedade e Políticas Públicas
E.1) Docente: Maria Eliza M. Bernardes
7.6 Casos omissos. Casos omissos serão decididos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP ProMuSPP) da EACH-USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s