Coordenador das Oficinas Culturais de SP: É preciso não ter medo de cultura

Publicado: 21/11/2010 em Sem categoria
Tags:

sábado, 13 de novembro de 2010 – 17h07
Repórter: Jean Oliveira | E-mail: jean.oliveira@folhadaregiao.com.br

 

Paulo Gonçalves/Folha da Região – 08/11/2010
Aldo Valentim explica que o intuito das oficinas é formar público

Mostrar ao povo que não existe mistério para consumir e produzir cultura. Este é o projeto pessoal de Aldo Valentim, um ex-menino da periferia paulistana que ganhou o mundo por meio das artes. Hoje, no cargo de coordenador administrativo do projeto Oficinas Culturais do governo do Estado, ele tem passado por várias cidades pregando que é preciso perder o medo da cultura para que as artes se tornem, definitivamente, um produto a ser apreciado e realizado por todas as pessoas, de todas as classes sociais e idades. 

Em visita a Araçatuba, na segunda-feira, Valentim concedeu entrevista exclusiva à Folha da Região. Ele passou pela cidade para acompanhar os trabalhos da Oficina Cultural Sílvio Russo, que somente neste semestre realizou, na região, 45 eventos de educação para a cultura, com acesso gratuito.

“Nossa missão é financiar os artistas para que eles possam ir às pessoas que querem aprender algo. Formamos público e novos artistas por meio deste trabalho”, explica.

Valentim é enfático ao dizer que muitas pessoas hoje não frequentam um teatro ou uma exposição de quadros por acreditar que é preciso um conhecimento prévio para poder entender o que está acontecendo. “Defendo que o público vá a estes locais para curtir, para ver, conhecer. Para ver uma novela, não é preciso saber como ela é feita. Com as demais manifestações, é igual”, comenta.

Para ele, depois do primeiro contato das pessoas com alguma arte, elas invariavelmente se sentem motivadas a pesquisar sobre o assunto e conhecer outras produções. Algumas até descobrem seus talentos. “Nossa luta é quebrar esta primeira barreira”, afirma.

Fonte: Folha da Região

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s