Poucos aderem a campanha por mais transparência

Publicado: 22/08/2010 em Sem categoria
Tags:

Fonte: Diário do Grande ABC

Mark Ribeiro e Raphael Di Cunto

Se a campanha por candidatos com ficha limpa mobilizou mais de 1,6 milhão de pessoas, o mesmo não se pode dizer dos candidatos desta eleição. Iniciativa da Abracci (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade) para dar mais transparência ao financiamento dos políticos não consegue adesões e só dois candidatos da região – entre quase 180 postulantes – participam do projeto.

A proposta, apoiada por dezenas de entidades, foi reunir em um site (www.fichalimpa.org.br) dados sobre os candidatos, como antecedentes criminais, mandatos anteriores e, principalmente, a lista atualizada de doadores de campanha.

Por lei, os candidatos devem prestar contas das receitas e despesas mensalmente – neste ano, a divulgação é nos dias 6 de agosto e de setembro. As informações, porém, são limitadas aos valores, sem especificar quem fez a doação. Esses dados só são obrigatórios no balanço final, entregue dia 2 de novembro para os gastos do primeiro turno, e dia 30 do mesmo mês para as despesas do segundo turno.

Para dar mais transparência ao pleito, contudo, a Abracci elaborou o projeto Ficha Limpa, em que os candidatos precisam atualizar semanalmente a prestação de contas da campanha, inclusive com o nome dos doadores. “O eleitor precisa saber quem financiou e quem vai cobrar ações do candidato se ele for eleito”, afirma a secretária-executiva da entidade, Benita Sarue.

Entretanto, o projeto não encontrou adesão entre os políticos. De 22,5 mil candidaturas no País, só 40 se inscreveram até sexta-feira. Na região, apenas o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), e o presidente licenciado da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Ari Barcellos (PSC), ambos disputando vaga na Câmara Federal, se registraram no projeto.

“Acho importante divulgar minha candidatura em um portal em que prevalece a transparência”, avalia Vicentinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s