Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ganha nova sede em São Bernardo

Publicado: 25/06/2010 em Sem categoria
Tags:,

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ganha nova sede em São Bernardo

Fonte: Prefeitura de São Bernardo

Vanessa Oliveira
da redação

A nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de São Bernardo do Campo foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (23/6/) na Rua Wenceslau Braz, 170, Centro. As novas instalações contam com dois andares de aproximadamente 330 metros quadrados, 11 salas, sendo quatro consultórios (três médicos e um psicológico), além de área de enfermagem, recepção, parte administrativa e área de saúde ambiental.

Segundo a chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, a mudança da sede visa proporcionar aos munícipes melhor condição de atendimento e prestação de serviço. O novo endereço, bem mais amplo e moderno que a antiga unidade, localizada na Rua Pietro Franchini, Centro, agrega melhores condições de trabalho para a equipe. Cerca de 20 funcionários atuam no local, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, engenheiros e técnicos de segurança.

“Nesta nova configuração, desenvolveremos ações na área de saúde ambiental, como vigilância da qualidade da água, fiscalização de possível contaminação do solo por produtos químicos e potencial risco de acidente ampliado, ou seja, em situação de armazenamento de produtos perigosos”, explica. A nova sede possibilitará a intensificação das atividades de orientação aos trabalhadores por meio de espaços para reuniões e cursos.

Para o prefeito, este novo formato também possibilitará a busca de maior articulação junto aos sindicatos dos empregadores. “Na hora em que os patrões se derem conta de que ao cuidar da saúde dos trabalhadores melhoram não apenas o ambiente de trabalho, mas também sua produtividade e eficiência, todos vão ganhar”, comentou.

O Cerest é um serviço municipal de vigilância à saúde do trabalhador e atende trabalhadores desempregados, autônomos e empregados vítimas de acidentes ou com suspeita de doenças decorrentes do trabalho. O Centro presta assistência para diagnóstico; encaminhamento ao INSS e para os demais serviços do sistema de saúde.

Também faz inspeções sanitárias nos ambientes de trabalho que apresentam riscos eminentes ao funcionário; atende denúncia referente aos riscos em locais de trabalho; realiza educação em saúde para pacientes que necessitam de informação e/ou orientação e dá suporte técnico aos serviços de saúde do município. A partir deste ano, o Cerest também passou a contar com um Conselho Gestor da Unidade composto por representantes sindicais.

Histórico – Remonta o ano 1985 a organização de serviços de atenção aos trabalhadores em resposta às reivindicações sindicais e os dados de adoecimento dos trabalhadores decorrentes das intoxicações por chumbo, mercúrio, entre outros produtos químicos.

Em 1989, a Secretaria de Estado, em conjunto com sindicatos, prefeituras do Grande ABC e o Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS) cria na região o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo.

A unidade do município foi protagonista no desenvolvimento no Estado de São Paulo do Projeto Brasil-Itália, a partir do qual foram desenvolvidas vigilâncias nas indústrias moveleiras, avaliação de ruído nas metalúrgicas e avaliação neuropsicológica nas empresas que utilizavam produtos químicos na produção.

<>Acidentes de trabalho e doenças – Em 2009, foram registrados no Cerest São Bernardo 1.979 casos atingindo 1.440 homens, sendo 50% com afastamento superior a 15 dias e 53% afetando os membros superiores. As principais causas externas de acidentes foram: esforços físicos, impactos e transportes.

Foram realizadas 168 inspeções, sendo 61% programadas (demandas do próprio Centro) – 27% dos casos vistoriados foram denúncias-, 7% pelo Ministério Público do Trabalho, 3% pelos sindicatos e 2% de outras origens. Nas vistorias estão incluídas as investigações de acidentes fatais, que somaram 19.

O Cerest integra o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, da Divisão de Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde. O telefone da unidade é 4332-0552. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o plantão às segundas-feiras, das 14h às 17h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s