Psicologia Ambiental

Publicado: 04/04/2010 em Reforma da Saúde Mental
Tags:

Fonte: Abelardo

  • Visão contextualizada do comportamento;
  • Influência teórica e metodológica da Psicologia Social;
  • Temas interdisciplinares;
  • Aspecto multi-medotológico ;
  • Possibilidades de “Pesquisa-ação”.

O efeito do ambiente sobre o comportamento humano não é analisado de forma  isolada ou unidirecional, considera-se o contexto em que ele ocorre. Enfatiza-se a relação recíproca, ou seja, tanto o ambiente influencia o comportamento, quanto é influenciado por ele.

O estudo da inter-relação entre ambiente e indivíduo, geralmente exige um trabalho cooperativo entre especialistas de diversas áreas do conhecimento. Dependendo do tema, pode-se trabalhar conjuntamente com engenheiros, arquitetos, biólogos, planejadores urbanos, professores, pedagogos, paisagistas, médicos, antropólogos, administradores, etc.

Considerando tanto o fato de ser interdisciplinar, quanto de ser ampla nos assuntos que trata, a psicologia ambiental não utiliza uma abordagem metodológica única. O que determina a escolha da metodologia é o problema.

No contexto da psicologia ambiental, o  trabalho é orientado para um problema ou visa ajudar na resolução de algo prático. O modelo utilizado freqüentemente é o da pesquisa-ação, no qual o psicólogo tenta contribuir, ao mesmo tempo, para teoria e prática. A participação, avaliação e percepção dos usuários nos ambientes é sempre considerada como base para análise. A relação das pessoas com seu ambiente é fundamental para entender parte dos comportamentos humanos.

Considerando as relações comportamento / ambiente como foco, o campo de atuação da área torna-se amplo. Podendo-se dizer que qualquer relação humana em seu ambiente torna-se campo para a área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s