Descentralização do atendimento da Saúde Mental é discutida em Pré-Conferência

Publicado: 04/04/2010 em Reforma da Saúde Mental
Tags:, ,

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Publicação:18/5/2009

Marcelo Dorador

da redação

A descentralização dos serviços com a criação de centros de atendimentos espalhados pela cidade foi a principal proposta apresentada durante Pré-Conferência Temática da Saúde Mental, realizada pena Prefeitura de São Bernardo do Campo na segunda-feira (15/5). O coordenador do Programa de Saúde Mental da cidade disse que a estrutura existente hoje na cidade é deficiente.

Durante o encontro, o coordenador afirmou que atualmente os serviços são centralizados e não há nenhum Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atendimento de casos graves para crianças e adultos na cidade. Dentro das propostas de mudanças para a saúde mental de São Bernardo, o coordenador aponta como a principal mudança, a criação dos serviços territoriais com atendimento para as pessoas com transtornos graves.

O evento contou com mais de 100 credenciados, muitos deles usuários da rede de serviços oferecida pela Prefeitura e foi realizado no Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Miriam Rocha, mãe de usuário do sistema de saúde mental do município, foi eleita delegada durante a conferência temática. Para Miriam, reuniões como a pré-conferência, deveriam ser realizadas com mais frequência por ajudar a manter informada a população.

Oito temas foram apresentados durante a Conferência Temática de Saúde Mental: Controle Social; Atenção Básica; Atenção em Saúde Mental; Promoção, Proteção e Vigilância à Saúde; Financiamento; Regulação do Sistema Único de Saúde; Gestão de Pessoas; e Assistência Farmacêutica.

Todos os participantes elegeram qual seria o principal tema a ser debatido para, assim, definir as diretrizes dentro do assunto discutido. Dos oito temas apresentados, a população elegeu Atenção Básica, Atenção em Saúde Mental e Controle Social como os mais pertinentes a serem trabalhados durante a conferência. Ainda no mesmo dia foram definidos os delegados que apresentarão as diretrizes na 6ª Conferência Municipal de Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s