Quinta-feira: lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Luta Antimanicomial

Publicado: 17/03/2010 em Reforma da Saúde Mental

Ass. Imprensa – dep. Fausto Figueira

Será lançada  nesta quinta-feira (18/3), na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Apoio à Luta Antimanicomial, que foi criada por projeto de resolução do deputado Fausto Figueira. O objetivo da Frente é discutir e propor medidas visando fortalecer e ampliar o serviço de atendimento da saúde mental, buscando ao mesmo tempo alternativas de tratamento e integração do paciente à sociedade e à família.
O evento terá início às 14h. Às 15h30 haverá desfile organizado pelo grupo DASDOIDA, que mostrará com música, arte digital, literatura, cinema e moda.

Às 16h haverá debate sobre a “Reforma Psiquiátrica e as novas Tecnologias Psicosociais”, com a participação do coordenador nacional da Saúde Mental, Pedro Gabriel; do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas; do secretário municipal de Saúde de São Paulo, Januário Montone; dos representantes dos sindicatos de psicólogos, Rogério Gianini, e do Conselho Regional de Psicologia, Marilena Proença de Souza. Como mediadora, a psiquiatra e coordenadora da DASDOIDA, Júlia Catunda.

Luta de todos – Em dezembro de 2007 comemorou-se 20 anos da luta por uma sociedade sem manicômios com a ampliação do movimento na luta contra a exclusão e a discriminação. Para Fausto Figueira, a questão não se resume a evitar internações, mais do que isso é preciso pensar a saúde mental como um todo. “O momento agora é de organização e articulação nacional, buscando aliados estratégicos que possam efetivamente apoiar esse movimento”, enfatiza.

Segundo explicou o deputado Figueira, a origem do Movimento Antimanicomial está ligada à experiência realizada na Itália nos anos 60 e ao movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, da qual resultou também a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, a cidade de Santos, nos anos 80, teve um papel emblemático com o fechamento do Hospital Anchieta e, anos depois, a Reforma Psiquiátrica ofereceu as diretrizes para a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para a Rede de Atenção Psicossocial.

DASDOIDA – A Oficina Experimental de Moda DASDOIDA é uma experiência bem-sucedida de promoção da autonomia dos pacientes  com transtorno mental pela via do trabalho. A oficina dedica-se à pesquisa da imagem produzida no entorno da moda nas comunidades do serviço de saúde mental, compondo um dispositivo de nome “CAIXA PRETA”, onde se trabalha campos tão diversos como a medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, psicanálise, comunicação, além de loucura e arte.

Frente Parlamentar – integrantes: Fausto Figueira (coordenador), Adriano Diogo, Ana Perugini, Beth Sayão, Carlinhos Almeida, Donisete Braga,Célia Leão, Ed Thomas, Geraldo Vinholi, José Bittencourt, José Cândido, Marcos Martins, Maria Lúcia Prandi, Pedro Tobias, Raul Marcelo, Roberto Felício, Rui Falcão, Hamilton Pereira e Edson Ferrarini.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s