Irradie sua beleza, por Nicolle Fontanela

Publicado: 17/02/2010 em Reforma da Saúde Mental
Tags:

Extraído de Tornarser

Com a chegada do verão, mais do que o colorido das flores de novembro, o dourado dos corpos bem torneados desfilando por nossas belas praias, arrebata nossa atenção. Em certa medida, eles dão um padrão de beleza ela mesma. E quem entre nós não gostaria de ter ou ser uma beleza assim? Mas cabe aqui questionar: qual o lugar da sensibilidade, da atitude, cidadania, companheirismo, nessa era em que ter um corpo perfeito, tal como modelo, é o que importa. Quando encontramos um amigo a quem consideramos muito bonito, será que o motivo de sua beleza está apenas nas pernas torneadas, na simetria de seu rosto, ou no conjunto de seu ser?
A área da saúde se expandiu e com isso vieram muitos avanços também no ramo da estética, como cirurgias plásticas, medicamentos controladores de apetites, massagens modeladoras, inúmeras técnicas que se aprimoram na velocidade de sua invenção. Com todos estes avanços, no intuito de contribuir para a beleza física, no seu arcabouço, vieram a preocupação e o culto muitas vezes exagerado pelo corpo. Mas afinal, para que você quer ser belo?
A mídia vende seu produto de beleza subentendendo que junto virá a família feliz, bons relacionamentos, sucesso pessoal e profissional. É com este objetivo que muitas pessoas tentam comprar este pacote. E como que já era previsto, não alcançam o que almejam, se frustram e culpam o seu rosto, a sua pele, o seu nariz, o seu corpo, por não estarem tão perfeitos como deveriam. Quando em pequeno grau, a busca pelo corpo perfeito não significa, necessariamente, uma doença. Porém, há casos nos quais a simples busca vira uma obsessão, a qual pode causar vários transtornos, principalmente os alimentares. Neste momento esquecem que o segredo da felicidade, da beleza, não está somente no material, no físico, mas na vida como um todo.
Bela é a pessoa que consegue respeitar a sua natureza, o seu biotipo, e se sente bem na própria pele. Uma pessoa bela tem auto-estima, cuida de si, se aceita e se ama do jeito que é. Mudanças estéticas podem ajudar na melhoria da auto-estima, possibilitar maior gratificação momentânea, entretanto, isto não é o bastante. Muito do quanto somos aceitos, amados e valorizados não tem relação necessariamente com a melhoria da própria imagem. A pessoa para estar bela precisa de um componente primordial, chamado entusiasmo, estar apaixonada pela vida e isto só conseguimos através de nossos esforços, de nossos comportamentos e atitudes diante da vida, com as pessoas e conosco.
O autoconhecimento é a ferramenta ideal para ter auto-estima, para sentir-se belo. Ao se conhecer a pessoa sabe dos seus limites, possibilidades, desejos e vai ao encontro deles. Porém há pensamentos e sentimentos que são difíceis de compreender sozinho, o que dificulta uma melhoria, no sentido de alcançar os objetivos pessoais. Neste momento, o autoconhecimento e o cuidado consigo mesmo podem ser buscados junto a um profissional de psicologia, pois ele está preparado para acolher e escutar as dificuldades emocionais que você está passando. Ao identificar quais seus desejos, você pode conquistar o que tanto anseia, a família unida, o sucesso profissional, paz e tranqüilidade nas diversas situações. Podendo, sim, ser bela de uma forma global, para além das aparências, irradiando alegria, entusiasmos pela vida.
Contato: nicollefontanela@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s