Sofrimento é dor estendida, por Nanda Botelho

Publicado: 13/02/2010 em Reforma da Saúde Mental
Tags:

Extraído na íntegra de Múltiplas Realidades

Ao longo do meu trabalho e do meu próprio processo terapêutico, percebi que nosso sofrimento é uma atuação de nossa ignorância espiritual e emocional. Então cheguei à conclusão que por causa disso estendemos uma dor pontual por muito tempo causando o que chamamos de sofrimento.

A dor que é algo agudo e momentâneo, um aviso corporal de que algo não está indo bem e precisamos fazer alguma coisa, faz parte da existência, acho até que não podemos fugir dela… Mas o sofrimento é quando por ignorância, nos apegamos à dor, fazemos dele nossa companheira e “amiga” não a deixamos ir embora.

Eu vi isso em mim. Muitas vezes com uma simples mudança de percepção sobre um determinado assunto, eu curava a dor em minutos, e em outros temas os quais eu não sabia mudar o ponto de vista, por causa dos conceitos pré-estabelecidos e cristalizados em minha mente eu ficava dias sofrendo, amargando numa sensação de desconforto.

Podemos nos livrar do sofrimento se formos criativos, inventivos. Mas na maioria das vezes nós “amarramos bode” e não abrimos um milímetro de nossas certezas pré moldadas: “Ah! Isso é assim!”, “Aquilo tem que ser daquele jeito.”, ”Não é possível passar por isso de forma diferente.” E por aí vai.

Aprendi que não precisamos sofrer, ou seja, não precisamos passar longas épocas com dores, se acionamos nossa inteligência (espiritual, como eu chamo), que é uma capacidade de enxergar as coisas de um ponto de vista mais alto, como se estivéssemos numa montanha, olhando para uma cidade. Neste lugar podemos enxergar melhor a situação e encontrar saídas muito mais rapidamente.

Quem quiser que não acredite em mim, mas descobri que sofrer é desnecessário!

Namasté!

comentários
  1. Nanda Botelho disse:

    Agradeço a gentileza de publicarem meu texto!!! Fico honrada e envaidecida, (infelizmente ainda não consigo controlar essa última)! rsrsr

    Bjão!

Deixe um comentário

