A Capoeira no tratamento de crianças e adolescentes, por Rafael Marmo

Publicado: 17/01/2010 em Reforma da Saúde Mental
Tags:,

Extraído na íntegra de Rafael Marmo

A transdisciplinaridade é defendida pelos profissionais de saúde mental que trabalham a favor da reforma psiquiátrica do Brasil, no tratamento de portadores de transtornos psíquicos como possibilidade de cuidado comunitário, sem a retirada dos indivíduos do seu meio social.
A capoeira é uma prática cultural e artística, composta por uma mistura de esporte, música e expressão corporal, criada por escravos africanos como forma de enfrentar a situação ao qual eram expostos na época. Sua origem é muito discutida e estudada atualmente, mas sabe-se que a cultura afro-brasileira é predominante.
Como parte do projeto terapêutico, aspectos culturais e artísticos devem ser incluídos e a capoeira na nossa experiência é um excelente aliado.
O tratamento de adolescentes e jovens com transtornos psíquicos tem sido um grande desafio, devido a ocorrência nesse período de desenvolvimento psicológico das primeiras crises psicóticas de patologias graves agudas ou crônicas, na maioria das vezes mudando significativamente a trajetória de sua vida.
O grande desafio está na criação de tecnologia tanto para a adesão ao tratamento dos adolescentes e jovens como a participação efetiva de seus pais.
Neste aspecto a capoeira tem demonstrado grande importância, despertando na maioria dos adolescentes e jovens o seu lado desejante ao praticar capoeira e nos pais a percepção da melhora do quadro psicopatológico do filho.
Por ser uma atividade estruturada através da prática corporal e fundamentada em princípios culturais funciona como ferramenta de ligação entre o ser e a realidade, portanto terapêutico de forma clara, objetiva e evidente.
O Mestre Marcos em seus quase 4 anos de trabalho voluntário com adolescentes e jovens conosco, tem se surpreendido e a nós também pelos resultados obtidos.
Gostaria de parabenizar e agradecer pelo seu carinho e dedicação nestes anos.
Um grande abraço e sucesso Mestre Marcos.

Anúncios
comentários
  1. Conheço de perto o trabalho destas maravilhosas pessoas: Mestre Marcos, Dr Rafael Marmo.

    Costumo dizer que daria um testemunho e diria: a capoeira mudou minha vida, sou uma pessoa mais tranquila e respiro melhor hoje, por cuidar dos adolescentes,participo das oficinas com o Mestre Marcos há quatro anos.
    Acredito na capoeira como um forte instrumento para a disciplína e educação, gostaria de vê- la em todos os serviços de saúde e escolas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s