Qualidade de Vida

Publicado: 20/12/2009 em Reforma da Saúde Mental, saude mental
Tags:

Extraído na Íntegra de Saúde Mental e Harmonização

Antes de iniciarmos precisamos definir mais claramente ao quê nos referimos quando falamos em “Qualidade de Vida“. Para alguns isto quer dizer não ter preocupação alguma, para outros seria ter dinheiro em abundância, para outros seria poder realizar todos os seus desejos ou projetos sem ter qualquer tipo de impedimento, para outros seria namorar ou casar-se com uma pessoa famosa, de posses ou atributos físicos idealizados ou específicos, para outras seria ter o tempo todo do mundo para escrever um artigo, tempo para dormir, para amar sem limites, comer, beber, etc.

Pois bem, tudo isto se parece com Qualidade de vida, mas o termo foi cunhado para condições maiores do que as descritas acima.Qualidade de Vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano. Visa que o indivíduo esteja bem consigo mesmo, com seus pares, com sua vida, enfim, é estar em equilíbrio. Ter controle sobre aquilo que acontece a sua volta, ou então, controlar a maneira com que reage aos acontecimentos.

O princípio da Qualidade de Vida passa também por hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para o lazer e outros hábitos que lhe façam sentir bem. Ações que tragam boas conseqüências, definir objetivos na vida e sentir que tem o controle sobre sua vida.

Sendo assim, entende-se como Qualidade de Vida a percepção do indivíduo no contexto pessoal, social e nos sistemas de valores. Tudo isto é afetado pela condição física do indivíduo, seu estado psicológico, por suas relações sociais, pela sua independência e suas relações com o meio ambiente.

Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um instrumento para aferir a Qualidade de Vida. Trata-se do World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) que possui, nas suas duas versões validadas para o Brasil, questões sobre o domínio físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente, nível de independência e aspectos religiosos.

Alguns poderão dizer que Qualidade de Vida é o jeito como cada um escolhe viver. É uma opção pessoal, uma decisão consciente. Associar exercícios físicos à Qualidade de Vida nasceu nos Estados Unidos na década de 70. Isso pode funcionar para alguns, mas não para todos. Existem pessoas que abominam o exercício físico e preferem uma vida sedentária, com todos seus riscos.

Toda ação tem que ter como foco as pessoas. Por isso, a Qualidade de Vida objetiva o bem-estar dos indivíduos. Mas a expressão bem-estar dos indivíduos é uma expressão ampla e de difícil caracterização. O que pode ser um bem-estar para alguns pode não o ser para outros. Acredito que e seja por isso que é difícil se falar em Qualidade de Vida. Na teoria é muito bonito, muito bom, mas na prática é bem diferente. Exige um esforço, uma determinação interior para mudar o in status quo ante ou, simplesmente, status quo.

Isso me lembra umas das cenas do filme de Woody Allen, “O Dorminhoco” (Sleeper, 1973), onde o personagem principal, um saxofonista, é descongelado após 200 anos. Ao ser examinado por um dos médicos lhe é perguntado qual era a sua alimentação. Este responde que era uma dieta rica em fibras, verduras, legumes. O examinador fica surpreso e pergunta se na época não eram conhecidos os carboidratos, considerado por eles como uma excelente dieta.

Por vezes acredito que Qualidade de Vida tem muito mais haver com o nosso bem-estar pessoal, respeitando as regras e normas de viver numa sociedade, do que com o ideal que a cultura vigente espera de cada um de nós.

Anúncios
comentários
  1. Joanan Alves disse:

    a qualidade de vida tem como principio o bem estar mental e físico, depois vem as circunstâncias que nos envolvem de tal forma que saboreamos as realidades boas e ruins;a qualidade de vida é gerenciada por nós mesmos não por outros que não estão na nossas realidade de vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s