Política (s) de Saúde no Brasil

Publicado: 29/11/2009 em Reforma da Saúde Mental
Tags:

O Sistema Único de Saúde, vigente no país desde 1990, vem com a meta de promover e sustentar a saúde da população como um todo,  apesar das desigualdades sociais histórias presentes no país. Para vencer este desafio, o SUS é baseado em norteadores como a  descentralização, a territorialização e a integralidade, através dos quais é possível identificar e trabalhar as demandas específicas de cada área ou micro-área do país.

Sendo assim, os campos saúde, jurídico, social, cultural e educacional, entre outros,  misturam-se e integram-se na busca de soluções estratégicas e eficazes na promoção da saúde em seu sentido amplo, bio-psico-social.

É neste ponto que evidecia-se a função do Estado de garantir a cidadania da população, o que é feito com programas de governo não paternalistas mas sim voltados para a autonomia do indivíduo. Autonomia esta embasada em, de novo, programas governamentais promotores de cultura, renda solidária, lazer…

O paradigma aqui apresentado em políticas públicas só é possível se deslocarmos o foco da parte para o todo, todo este sendo o sujeito entendido e atendido  em sua  singularidade. Desafios sociais como violência, droga-depedência, miséria econômica, falta de acesso a cultura e lazer fazem do Brasil um celeiro de oportunidades para aqueles que querem fazer a diferença, tornando este país não mais um recordista em desigualdades mas um lugar onde possa-se pertencer no mais profundo sentido da palavra.

Bibliografia:

Campos WC, Barros BB  & Castro MC. Avaliação de política nacional de promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):745-749, 2004.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s