Reforma Psiquiátrica no Brasil

Publicado: 28/11/2009 em Reforma da Saúde Mental
Tags:, , ,

Exatamente na década de 70 o Brasil passava por um momento político histórico em matéria de saúde pública no qual se reivindicava acessibilidade para todos nos serviços de atendimento de cuidados e, além disto, maiores verbas para a atenção básica, o que veio se concretizar com o advento do SUS.

Neste panorama, o movimento da Reforma Psiquiátrica veio reivindicar a validação dos direitos humanos dos pacientes psiquiátricos, ou, melhor dizendo, dos usuários dos serviços de saúde mental. Direitos humanos, direitos de cidadania, direitos de uma existência digna e livre, livre de estigmas e de barbarismos, antes praticados atrás das celas dos manicômios.

Movimentos sociais de usuários dos serviços, familiares e trabalhadores do setor de saúde mental encontraram coro nas três esferas do governo e em instituições universitárias para fazerem valer sua reivindicação de humanização no atendimento ao usuário, com novas práticas terapêuticas, como a arteterapia, que, aliadas à medicalização responsável pelos médicos, trás maior qualidade de vida a todos: usuário, familiar e cuidador.

Atualmente o Ministério da Saúde preconiza a criação de CAPSs e NASFs formando uma verdadeira rede de atenção e cuidado comunitário. Esta realidade é possível com capacitação e aplicação dos princípios norteadores do SUS em políticas públicas, tais como integralidade e equanimidade.

* Imagem: Gilles Collete.

About these ads
Comentários
  1. Joanan Alves disse:

    a reforma psiquiátrica no Brasil é um orgulho nacional tenho honra de ser brasileiro, onde aqui os usuários, familia, e cuidadores estão em entendimento para uma forma de atendimento maravilhosa, onde o usuário é tratado como cidadão comum e não como um incapaz, mas sim como um individuo que tem potencial para interagir na sociedade como quaquer um é só dar oportunidade, ajudar e confiar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s